Episodes
Friday Apr 01, 2022
Semanal - 01 de Abril de 2022
Friday Apr 01, 2022
Friday Apr 01, 2022
Nossos sócios Luiz Eduardo Portella, Tomás Goulart e Sarah Campos debatem, no episódio de hoje, os principais acontecimentos da semana no Brasil e no mundo.
No cenário internacional, foram divulgados 2 importantes indicadores americanos: de mercado de trabalho (payroll), que seguiu indicando um nível elevado de aperto; e de atividade econômica (ISM), que ainda sinaliza pressão nos preços e problemas na cadeia de suprimentos. Na China, os dados referentes ao coronavírus seguem atrapalhando o ritmo da atividade. Na Europa, a inflação trouxe ampla surpresa altista, com pressão nos preços de energia. Já as conversas entre Rússia e Ucrânia seguem avançando, sem muitas novidades, apenas um movimento de reagrupamento de tropas russas.
Já no Brasil, estamos diante da data limite para que sejam feitas mudanças de domicílio eleitoral, o que trouxe uma dinâmica mais elevada dentro dos partidos. O Sérgio Moro desistiu de concorrer à presidência; o João Dória, que havia ameaçado retirar a candidatura, renunciou ao governo de São Paulo e permanecerá na disputa; entre outros movimentos menos relevantes. Além disso, foi anunciado que Adriano Pires assumiria o comando da Petrobrás, mas isso não trouxe viés negativo com relação à política de preços. Na América Latina, observamos os bancos centrais indo no mesmo sentido do Banco Central do Brasil, de fim do ciclo de alta juros.
Essa semana encerramos o mês de março e o primeiro trimestre do ano, que foi bastante positivo para emergentes, principalmente para o Brasil. Lá fora (EUA), o trimestre foi marcado por queda da bolsa e forte abertura de juros. Na semana, o juro (10 anos americano) fechou 10 bps, a bolsa (S&P500) subiu apenas 0,06%, e o euro valorizou 0,6%. Por aqui, a bolsa (Ibovespa) subiu 2%, a moeda valorizou 1,8% e o juro (jan/27) fechou 43 bps. Ainda, por conta dos casos de COVID na China e anúncio dos EUA de venda de uma reserva estratégica de petróleo, o mesmo fechou em queda de 13%.
Na próxima semana será divulgada a minuta do FOMC, importante para entender mais detalhes sobre a redução do balanço; e inflação aqui no Brasil.
Não deixe de acompanhar pra ficar por dentro do que rolou na semana e o que esperar da próxima!
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.