Episodes
Friday Sep 24, 2021
Semanal - 24 de Setembro
Friday Sep 24, 2021
Friday Sep 24, 2021
Nossos sócios Luiz Eduardo Portella, Tomás Goulart e Sarah Campos debatem, no episódio de hoje, os principais acontecimentos da semana no Brasil e no mundo, como as sinalizações positivas do banco central da China (PBOC) após as reações à crise da Evergrande, as decisões de outros bancos centrais, com destaque para o FED e para o COPOM, e o discurso de Bolsonaro na ONU.
O mercado começou a semana volátil, com as bolsas mundiais em queda, porém houve recuperação posterior. As sinalizações positivas na China foram importantes para tranquilizar o cenário externo - mesmo com a situação ainda incerta, a injeção de liquidez do banco central mostrou que não deixará que ocorra o contágio geral.
No Estados Unidos, o presidente do banco central, Jerome Powell, deixou claro que as condições para o início do tapering (redução da compra de ativos) já foram quase atingidas, e que o início poderá ser anunciado na próxima reunião. Esse cenário abre caminho para o FED considerar um ajuste na taxa de juros no próximo ano.
No Brasil, a bolsa começou a semana com queda expressiva, chegando aos 107.000 pontos, mas se recuperou fechando a semana na casa dos 113.000 pontos. Tivemos a reunião do COPOM, e a taxa básica de juros subiu 1%, como esperado, além de ter sido sinalizada uma alta similar para a próxima reunião. O IPCA-15 de setembro foi divulgado hoje e veio mais alto do que a expectativa, sendo um risco para uma elevação ainda maior da taxa de juros.
Além disso, tivemos o presidente Bolsonaro discursando na ONU, adotando um tom mais tranquilo.
No domingo teremos as eleições na Alemanha, e o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) aparece com vantagens, o que seria um ponto de inflexão importante na Europa.
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.