Episodes
Friday Oct 29, 2021
Semanal - 29 de Outubro
Friday Oct 29, 2021
Friday Oct 29, 2021
Nossos sócios Luiz Eduardo Portella, Tomás Goulart e Sarah Campos debatem, no episódio de hoje, os principais acontecimentos da semana no Brasil e no mundo.
No cenário internacional, tivemos importantes sinalizações de bancos centrais: o Banco Central do Canadá surpreendeu o mercado com uma decisão mais hawkish ao alterar o guidance e antecipar a possibilidade de alta de juros, enquanto o Banco Central Europeu tentou diminuir a expectativa do mercado com relação a uma possível elevação, tendo sua presidente, Christine Lagarde, dito estar muito confiante com as projeções realizadas pela instituição, incompatíveis com a precificação que vem sendo observada. Com isso, e apesar do posicionamento do Banco Central Europeu, houve forte abertura de juros ao redor do mundo, principalmente na parte curta da curva, tendo afetado a Austrália, EUA, Europa, Canadá e outros.
No Brasil, continuamos inseridos em um cenário bastante turbulento. No começo da semana tivemos o IPCA-15, 0,20% acima do que era esperado, deixando os investidores ainda atentos sobre quando será o início da desaceleração do indicador. Além disso, tivemos a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa Selic em 1,5%, sinalizando nova alta de 1,5% na próxima reunião. Por fim, não foi realizada a votação da PEC dos precatórios, o que coloca em risco a estratégia de furar o teto com um espaço limitado, deixando o mercado com receio de despesas ainda maiores.
Lá fora a bolsa (S&P500) apresentou nova semana de alta (1,45%), fechando o mês com valorização de 7,09%. Já por aqui, o Ibovespa teve queda de 2,63% na semana, fechando o mês com desvalorização de 6,74%, e aproximadamente 21% de queda desde o pico. Ainda, por conta da mudança no teto de gastos e incerteza a respeito do cenário fiscal, a curva de juros seguiu apresentando forte abertura, tendo o DI1F23 fechado a semana com +1,28 pp, e o mês com +2,95 pp.
Na próxima semana as atenções ficam voltadas para o Banco Central americano (FED), e para a votação dos precatórios, que poderá ser realizada na quarta feira.
Não deixe de acompanhar o podcast para mais detalhes!
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.